quarta-feira, 18 de agosto de 2010

É tempo de eleições


Dois males se apresentam na população do nosso Estado e provavelmente em outros Estados do País. São eles: o “voto de curral” e a compra de voto, ocasionados pela falta de consciência social e política de grande parte do nosso povo. Devemos, no entanto, trabalhar para que a cidadania de todos se sobreponha a qualquer uma dessas práticas tão degradantes porque ultrajam a dignidade do ser humano que existe em cada eleitor.

O “voto de curral” se configura por uma prática espúria de ser negado o direito de escolha livre do candidato a ser votado. Pela coerção de perda de posições já alcançadas os cidadãos, como num “curral eleitoral”, só podem votar em quem lhes é determinado por alguém que se julga com o poder para fazer essa exigência.

Nossa missão é abrir horizontes, é apontar caminhos para que todos os cidadão tomem conhecimento dos candidatos que se apresentam nas eleições, a fim de que o exame de cada um possa revelar o que merece, por seu perfil, vir a trabalhar em prol do bem comum.

A outra prática, a da compra do voto, se não é igual pela degradação da pessoa à do “voto de curral”, é, talvez, pior, porque explora a situação, na maioria das vezes, de penúria do ser humano para oferecer-lhe não o que lhe é devido, mas o mínimo dos mínimos com relação aos seus direitos. Compra-se voto por um par de havaianas, compra-se voto por uma dentadura, compra-se voto por um dinheirinho qualquer. E a situação é tanto pior se se verifica o desânimo total das pessoas com relação aos candidatos a este ou aquele cargo na Política, a ponto de afirmarem que se não se aproveitarem desse pouco na época de eleições nem isso terão mais adiante quando esses cargos estiverem devidamente ocupados.

Sabe-se que não é fácil reverter esse quadro, quando não há mais esperança no seio do povo tão sofrido, porque sempre tem visto acontecerem as mesmas promessas e as mesmas faltas de cumprimento delas. Contudo não se pode perder o entusiasmo de lutar para que ocorra uma mudança de condição de escravo de uma situação para a liberdade de uma consciência social que vislumbre um novo horizonte.

Nesse sentido, lutamos por um projeto político sem demagogia que tenha como única promessa a defesa contínua e constante pela vida e pela dignidade do ser humano, a defesa daqueles que não lograram alcançar ainda os direitos que lhe são devidos dentro da sociedade.

É nisso que apostamos com a nossa candidatura a Deputada Estadual do nosso Maranhão. Você quer apostar conosco?

Nenhum comentário:

Postar um comentário